O início
Barachísio Lisbôa, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1938, tendo exercido inicialmente a profissão em sua cidade natal, Ituberá, à época chamada de Santarém.
O inicio de sua atividade profissional em Salvador, está vinculada ao escritório de advocacia originalmente dirigido pelo Dr. Clemente Mariani, que foi sucedido pelo Dr. Fernando Góes, que deixaram o exercício da profissão para integrarem a direção do Banco da Bahia S/A.
Assumiu este escritório, o Dr. Benício Gomes, integrando na continuidade Barachísio Lisbôa, juntamente, com seu fraternal amigo, José Bonifácio de Abreu Mariani.
Quando o edifício sede do Banco da Bahia, situado na Rua Miguel Calmon, nº 32, foi inaugurado, o escritório mudou-se para o quinto andar daquele prédio, deixando o Edf. Santa Elisa, situado na Rua Conselheiro Dantas, Comércio.
No novo endereço, participavam do escritório os Drs. Benício Gomes, Barachísio Lisbôa, Pedro Manso Cabral, Jorge Costa Pinto, Carlos Eduardo da Rocha, Jorge Fernandes Figueira, José Gomes Santos Cruz e o então solicitador acadêmico Sylvio Garcez. Neste local permaneceu por cerca de uma década.