Acesso SGR
X   FECHAR


História


 São 58 anos de experiência, sempre pautado por um posicionamento de vanguarda e alicerçado no objetivo de construir uma sociedade justa. Essa é a nossa marca, que faz do Escritório de Advocacia Barachisio Lisbôa um escritório que procura se reinventar todo dia para oferecer uma advocacia diferenciada, técnica, e eficaz.

1938

O início

Barachísio Lisbôa, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1938, tendo exercido inicialmente a profissão em sua cidade natal, Ituberá, à época chamada de Santarém.

O inicio de sua atividade profissional em Salvador, está vinculada ao escritório de advocacia originalmente dirigido pelo Dr. Clemente Mariani, que foi sucedido pelo Dr. Fernando Góes, que deixaram o exercício da profissão para integrarem a direção do Banco da Bahia S/A.

Assumiu este escritório, o Dr. Benício Gomes, integrando na continuidade Barachísio Lisbôa, juntamente, com seu fraternal amigo, José Bonifácio de Abreu Mariani.

Quando o edifício sede do Banco da Bahia, situado na Rua Miguel Calmon, nº 32, foi inaugurado, o escritório mudou-se para o quinto andar daquele prédio, deixando o Edf. Santa Elisa, situado na Rua Conselheiro Dantas, Comércio.

No novo endereço, participavam do escritório os Drs. Benício Gomes, Barachísio Lisbôa, Pedro Manso Cabral, Jorge Costa Pinto, Carlos Eduardo da Rocha, Jorge Fernandes Figueira, José Gomes Santos Cruz e o então solicitador acadêmico Sylvio Garcez. Neste local permaneceu por cerca de uma década.

1950

Novos Sócios

Sylvio Garcez, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1953 e manteve sua carreira integrada ao escritório com Barachísio Lisbôa e demais companheiros à época.

Mário Gomes Marques, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1951e iniciou sua carreira estruturando escritório independente. 

1960

Um novo escritório

No final da década de cinquenta e início dos anos sessenta, quando o Banco da Bahia organizou o seu Departamento Jurídico, as perspectivas que se ofereceram aos diversos integrantes do antigo escritório, determinaram os encaminhamentos dos respectivos destinos.

As relações pessoais e profissionais que já existiam entre Barachisio Lisbôa e Sylvio Garcez, e o convite a Mário Gomes Marques, ensejaram a constituição de um novo escritório, por volta de agosto de 1962, que se estabeleceu, inicialmente, na Rua Miguel Calmon, nº 61, salas 506 e 507, do Ed. Ouro Preto, no Comércio.

Assim, a partir de 1962, foi constituído o Escritório de Advocacia entre Barachísio Lisbôa, Sylvio Garcez e Mário Gomes Marques.

Ampliando a abrangência dos serviços de advocacia, ingressou no Escritório, Roberto Casali, antes do encerramento desta década. 

1970

Novos Membros

Em razão dos novos rumos da atividade profissional, os integrantes do escritório, vislumbraram a oportunidade de constituir a pessoa jurídica Escritório de Advocacia Barachísio Lisbôa, tendo sido registrado na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção da Bahia, sob nº 06/74, passando a integrar a sociedade a segunda geração, André Barachísio Lisbôa e Beatriz Lisbôa Pereira, graduados em 1972 e 1973, respectivamente.

As relações de amizade e de solidariedade iniciadas em 1962, que anteriormente, ditavam as relações de associação entre os integrantes do escritório, foram complementadas pela organização de uma sociedade para a prestação de serviços de advocacia, em razão das exigências da clientela e das transformações da atividade econômica.

Em 1976, Beatriz Lisbôa Pereira, em razão de sua mudança para Feira de Santana, passou a advogar com Celso Pereira.

Em fevereiro de 1977 faleceu Barachísio Lisbôa, perdendo o escritório seu idealizador.  Por inciativa da família e dos colegas, em 1978, em sua sala de trabalho, foi criada a Biblioteca Barachísio Lisbôa, com os livros integrantes de sua biblioteca particular, outros adquiridos pelo próprio escritório e dos colegas.

Em 1979, forma-se em Direito Pedro Barachísio Lisbôa, vindo também ingressar a sociedade no ano seguinte.  

1980

Segunda Geração

Decorrente da promoção a Subprocurador da República deixa o Escritório o colega Roberto Casali, indo residir em Brasília.

Nesse ponto, vale realçar os inestimáveis gestos de companheirismo e afeição de Sylvio Garcez e Mário Gomes Marques, cuja dedicação e liderança foram imprescindíveis para a formação jurídica e amadurecimento de todos os advogados integrantes da segunda geração do escritório, manifestações de desprendimento, carinho e afeto que determinaram também a preservação da denominação da sociedade.

A sabedoria dos sócios fundadores permitiu aos integrantes da nova geração de advogados tomar iniciativas distintas das praticas profissionais que eles observaram ao longo da vida até então.

Novos tempos. Em razão do advento da informática, a partir de 1985, o Escritório inovou, quando desenvolveu um sistema próprio de gerenciamento de processos e rotinas administrativas, oportunidade em que a máquina de escrever elétrica foi substituída por mini-computadores e impressoras matriciais. 

1990

Biblioteca Barachisio Lisbôa

Em 1990, por inspiração de Helga de Araújo Lisbôa, a Biblioteca Barachísio Lisbôa passou a ter atividade própria, constituindo um dos primeiros acervos informatizados do país, instalada no 2º andar do Edf. Ouro Preto, no Comércio e aberta ao público.

Também para esta iniciativa, a colaboração e o estímulo de Sylvio Garcez e Mário Gomes Marques foram significativas, quer pelo apurado senso de avaliação da renovação dos meios de apoio ao trabalho profissional, quer também por que dirigiram a abertura dos espíritos dos mais jovens incentivando-os para a pesquisa e aprimoramento técnico.

Como consequência direta da experiência da Biblioteca, a partir de 1993, implantou-se nova filosofia organizacional no escritório, com a criação de uma rede de informática (novel), a partir de quando o computador passou a ser equipamento individual de trabalho do advogado.

Em 1996, ingressaram na sociedade Sylvio Garcez Junior e Francisco Bertino de Carvalho, que já participavam da vida cotidiana, desde os tempos iniciais dos respectivos estágios.

Novos avanços organizacionais continuaram acontecendo, sendo importante destacar a criação dos “centros de resultado”, cuja finalidade foi apurar, melhorar a produtividade e avaliar resultados por cliente, por processo e pelas equipes jurídicas que foram constituídas. Aqui ocorreu a deliberação e início da integração de advogados associados ao escritório.

A Biblioteca Barachísio Lisbôa e o acervo organizado foi transferido por convênio para a Faculdade de Direito da FACS, para ser seu núcleo inicial, quando da inauguração do prédio destinado àquele curso na Av. Garibaldi, com a finalidade de também viabilizar os créditos para reconhecimento do curso de direito perante o MEC e contribuir para a constituição da UNIFACS.  

2000

Terceira geração

Convencida de que a tecnologia da informação e o desenvolvimento das comunicações favoreceriam uma maior integração e eficiência, a sociedade iniciou um novo ciclo de investimento e criou ferramenta própria, o SGR, que se integra ao novo programa de formação e desenvolvimento profissional, consubstanciado num plano de carreira adotado desde 2007.

Paralelamente, o escritório preparou uma nova política de formação de advogados para novas especialidades, ampliando o espectro de suas atividades para abarcar novos ramos da ciência jurídica, advindas com o avanço do direito público, como ambiental e consumerista, além de passar a atuar permanentemente nos ramos de direito de família, imobiliário, administrativo e tributário, sem perder de vista a dedicação primordial aos ramos de direito empresarial e do trabalho.

Pouco a pouco, as atenções, anteriormente voltadas a atividade contenciosa, foram impulsionadas para abarcar a assessoria e consultoria, como também o contencioso extrajudicial, a arbitragem.

Constituída uma metodologia própria a partir da experiência acumulada, amparada nos recursos da informática referidos, o escritório preservou os valores e crenças vinculados à segurança e eficiência do trabalho, ensinadas pelos seus fundadores.

O impulso da segunda geração, fez a ampliação da área de atuação geográfica, constituindo uma rede de correspondentes espalhada pelo interior do estado e posteriormente por todo o país, modificando e ampliando a capacidade de absorção dos interesses da clientela, agora com clientes que tem atividade de abrangência nacional.        

2010

Nova Filial

A consolidação do ciclo da última década, ocorreu com a abertura da 1ª filial em outra Capital, Aracaju.

Ao completar 50 anos de trajetória, a sociedade, admite três novos sócios, Artur Barachísio Lisbôa, Ana Carolina Alves Barreto e Andrea Fernandes Amorim, egressos do programa de carreira constituído em 2007, mantendo foco na tradição de continuar a formar profissionais, sem perder a inspiração passada por seus fundadores, as relações éticas e companheirismo entre seus associados, atenta aos movimentos provocados pela vida moderna e anseios da comunidade por uma justiça mais efetiva.